Manuela Moura Guedes Vs Marinho Pinto

Um exemplo de ("Jornalismo") em que se faz proveito de "Horário Nobre" televisivo para emitir opiniões pessoais sobre algo:

Mas se restarem duvidas foi citado pela alegada Jornalista:

1:16 "Quando o Senhor não tiver autoridade nenhuma eu faço-lhe perguntas".

1:27 "Sr. Dr, o Senhor tem a faca e o queijo na mão para fazer o que quiser na ordem" .

2:41 "A sua opinião é coisa que não me incomoda como deve calcular".

Entretanto se mesmo assim ainda existirem duvidas ou alguma confusão passo a esclarecer:

Jornalismo é a actividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de colectar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos actuais. Jornalismo é uma actividade de Comunicação. Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista.

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa media. Factos políticos, sociais, económicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objecto de apuração jornalística.

Quatro factores principais influenciam na qualidade da notícia:

Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas.

Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais directamente na vida do leitor.

Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa.

Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público.

Fonte: wikipedia

Finalmente alguém a quem se pode louvar para quem teve coragem de se poder defender e dizer que na TVI não é praticado Jornalismo mas sim Juízos de Valor e Opinião os meus parabéns.

Concordo integralmente.

Comentários

Mensagens populares